Quais doenças são tratadas pela homeopatia?


A gama de doenças passíveis de tratamento com essa abordagem é bastante ampla. Mas, essa terapia desenvolveu uma espécie de tradição no tratamento de algumas condições em especial.

Por isso, é bem comum a busca da homeopatia para o tratamento de:

Doenças respiratórias

As rinites alérgicas e demais doenças relacionadas — como bronquite, sinusite e asma — têm sido grandes alvos dessa ciência há décadas. Esse método terapêutico equilibra o organismo, balanceando a reação aos fatores alergênicos. Isso diminui o número de crises e o aparecimento das demais doenças ligadas à alergia. A décadas já se tem comprovado a superioridade da eficácia em casos de crises recorrentes em que a homeopatia faz cessar e até curar as crianças e adultos com afecções respiratórias crônicas, na literatura científica sobre o tema são inúmeros os trabalhos e pesquisas. Para pesquisar acesse a página neste site “Link úteis”.

Problemas emocionais

Estresse, ansiedade, síndrome do pânico e outras condições psicoemocionais também podem ser abordadas por meio da homeopatia. Para a homeopatia, esses problemas são apenas sintomas de questões mais profundas do ser humano, e por tanto, na história de vida da pessoa é possível encontrar as razões que possam ter desencadeado tal manifestações ou pelo menos contribuído para tal, e o medicamento homeopático, pelo seu efeito dinâmico e amplo, age nessas circunstâncias originais do estado adoecedor e não somente nos sintomas, como os remédios alopáticos fazem, por exemplo, tomando um sedativo ou calmante por ser muito ansioso. A homeopatia ao contrário, ajuda a reestabelecer o indivíduo ao seu estado de equilíbrio e consciência de si quanto a seu estado.

Problemas gastrointestinais

Prisões de ventre ou episódios muito frequentes de diarreia, gastrites, úlceras e outros problemas gastrointestinais costumam ter relação com o emocional e com o estresse. A homeopatia auxilia na gestão dessas emoções, equilibrando também a parte digestiva.

Disfunções hormonais

A homeopatia pode ajudar muito também nos casos de hipo ou hipertiroidismo com a ajuda de uma modalidade de medicamentos homeopáticos como os organoterápicos, é provado que tais glândulas voltam à atividade normal, evitando assim o surgimento de outras moléstias mais graves. Outro exemplo são as questões das mulheres, nas disfunções e transtornos menstruais e na perimenopausa.

Sobrepeso e obesidade

Muitos casos de sobrepeso e obesidade têm uma causa emocional, mas também compulsiva. A homeopatia ajuda a diminuir a ansiedade causada pela dependência à comida, tornando mais fácil a adoção de uma dieta saudável e a construção de uma nova relação com os alimentos. O homeopata treinado também em questões alimentares, sobre os minerais e vitaminas que controlam nosso metabolismo pode indicar uma orientação alimentar junto com suplementação, esse procedimento visa a reorganização orgânica do corpo, ao mesmo tempo em que a homeopatia coordena com seus efeitos a nível geral, mente e corpo.

Questões não tidas como doenças

Outras modalidades que a homeopatia trata com multa eficácia são aquelas questões em que não são diagnosticadas como doenças, ou seja, todas as formas de transtorno mental, emocional, psíquico, de comportamento, sensações desagradáveis entre outros, em que a pessoas nem saberia qual especialista procurar, achando muitas vezes que deveria procurar um psicólogo ou até mesmo um psiquiatra. Para a homeopatia não existem doenças propriamente ditas, sendo elas nada mais nada menos do que um conjunto de sintomas (reações de defesa naturais do corpo) diante de um desequilíbrio geral da mente, do corpo ou ambas. Assim, a homeopatia compreende que são infinitas as formas do ser humano expressar seu desequilíbrio, e não significa que tudo tem que ter um nome, correto? Nesses casos, no qual não existiria um diagnóstico na medicina convencional, a homeopatia é a melhor e mais completa modalidade terapêutica que existe, pois ela trabalha com aquilo que a pessoa sente de fato e não com protocolos sobre essa ou aquela “doença”.

Homeopatia é solução para tudo?

Como o método age sobre as causas dos problemas — e não sobre os sintomas (não que não sara os sintomas também, evidentemente), é comum que se passem dias antes que o paciente perceba alguma diferença. Porém o início da ação do medicamento é imediata. Há estudos de tratamento homeopático para dengue, caxumba, H1N1 e outras doenças endêmicas com sucesso.

Ao contrário do que muita gente pensa, homeopatia e alopatia não são inimigas no tratamento — elas podem ser usadas em conjunto. A grande vantagem da homeopatia é que ela trata a causa dos sintomas mantendo o organismo sempre com sua imunidade ativa e é livre de efeitos colaterais.

#Doençasehomeopatia #tratamentocomhomeopatia #oquetrataahomeopatia

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square